10ª quimio: foco nos exercícios

Olaaaa

Tudo bem? Por aqui tudo joia! Tudo seguindo!

Passado o susto da semana passada que ameaçou essa quimio – mas, o hematócrito subiu para 33,5 o que me deixou muito orgulhosa 👊🏻👊🏻 -, essa semana mantive os sintomas “normais” eu diria: enjoos, dormência nos pés, uma outra dor de estômago, começou dor nas unhas da mão direita etc. Um sintoma novo é que estou mais cansada que o habitual.

Mas, o que quero mesmo contar é sobre a retomada aos exercícios físicos! Claro que ainda não é uma constância, mas tenho tentado – de tudo – retomar a prática esportiva!

O que ainda influência é o meu estado físico: tem dias que estou bem e aí sigo para uma caminhada! E estou até fazendo uns trotezinhos (corrida de “leve”). Faço alguns “tiros”.

Não tenho o mesmo fôlego de antes, obviamente, mas sigo me desafiando. Por vezes ainda fico tonta, às vezes fraca, sempre que isso acontece eu dou uma aliviada (mas não paro) e fico falando com as minhas células: “vamos lá meninas, me ajudem. Quero endorfina aqui nesse corpo”.

Claro que o que estou fazendo – os exercícios – fui liberada pela médica. Ela também acredita, assim como eu, que a prática esportiva ajuda no tratamento. Mais que ajudar ao corpo – gerando prazer via hormônio de endorfina – ajuda a cabeça. É uma sensação de prazer aliado a capacidade de saber que estou conseguindo realizar aquele exercício, naquele momento! Ainda mais por saber que semanalmente eu “tomo” uma bomba de medicamentos e dois tipos de drogas para combater ao câncer!

A cada exercício que consigo fazer é o endosso que estou viva, literalmente! Eu poderia me entregar, ficar jogada no sofá e esperar o tratamento acabar para assim iniciar a prática! Mas, não, desde a primeira semana eu pedia para ser liberada. Até que a partir da quarta ou quinta isso aconteceu! E de lá para cá venho tentando sempre!

Hoje estou liberada para caminhar, fazer academia, andar de bicicleta, andar de roller. Eu adoro todas as opções. Sempre pratiquei vários esportes ao mesmo tempo. Amo exercitar meu corpo! Mas, ainda estou focada na caminhada e trotezinhos!

Entretanto, o que venho sentindo é que meu corpo está “cansado”. Estou conseguindo a façanha de realizar todas as quimios semanais. Normalmente, segundo o pessoal da clínica, isso não acontece. Segundo eles é difícil manter as taxas, e por isso muitas pessoas acabam pulando uma outra quimio. E eu não pulei nenhuma.

Com isso, estou mega feliz de estar realizando todas as quimios semanais. Mesmo que, às vezes, me deparo com um corpo transformado – já são 7 kg a mais entre inchaço e ganho de peso (maioria inchaço) – e isso, claro, abala um pouco o psicológico. Mas, coloquei na minha cabeça que é uma fase e que comerei o necessário para manter as taxas, custe o que custar. O corpo “estético” eu recupero depois. E até lá, bora caminhar e se exercitar!

E, se Deus quiser, vou até o final sem pular nenhuma quimio!! E tem outro fator importante: a semana tem 7 dias. Nos 3, 4 primeiros dias não consigo fazer nada: o primeiro dia é a quimio. Os outros dias, dependendo das reações e cansaço, também fico impedida! Logo, o que sobra preciso administrar o tempo, as tarefas, a disposição e até o clima – que às vezes chove final de tarde e aí não consigo ir. Isso porque só posso me exercitar no final do dia já que estou impedida de pegar sol. Ou seja, percebe quantos obstáculos? Em média tenho conseguido fazer duas vezes por semana. E sempre agradeço por conseguir isso, por menor que seja.

Outra tentativa que quero fazer é aeróbico em casa. Isso a médica disse que posso. Aliás, foi sugestão dela! Mas, vou esperar terminar a fase branca (semanais) porque agora na reta final to sentindo o acúmulo das quimios no corpo, o que tem gerado um cansaço absurdo, fora do normal.

Abaixo compartilho algumas imagens e vídeos dos exercícios que tenho feito! Essa semana foi especial, foi quando consegui fazer mais “tiros” de “trotezinhos”.

Beijos carinhos

Na Pedra Branca – em Palhoça

Na Beira Mar – em Florianópolis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s